Translate

De quem é a responsabilidade?





Vivemos em um mundo de injustiças: Os governos perseguem, maltratam e tiram os direitos dos cidadãos; os juízes, que deveriam proteger as leis, as ignoram a favor de criminosos; os religiosos, que "pregam" a verdade e a justiça, praticam a mentira e a injustiça; o cidadão comum, religioso ou não, desobedecem as leis e os princípios de Deus. E ai fica a pergunta: De quem é a responsabilidade pelos atos de injustiças praticados? E: Quem poderia evitá-los?

Analisando a Bíblia, encontramos as resposta. Vejamos então:
Em primeiro lugar, vemos que quem praticou os atos ilícitos ou injustos é o responsável pelos mesmos.

Lamentações 3:39-48: "De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. Esquadrinhemos os nossos caminhos, experimentemo-los e voltemos para o Senhor. Levantemos o coração juntamente com as mãos para Deus nos céus, dizendo: Nós prevaricamos e fomos rebeldes; por isso, tu não perdoaste. Cobriste-nos de ira e nos perseguiste; mataste, não perdoaste. Cobriste-te de nuvens, para que não passe a nossa oração. Como cisco e rejeitamento, nos puseste no meio dos povos.Todos os nossos inimigos abriram contra nós a sua boca. Temor e cova vieram sobre nós, assolação e quebrantamento. Torrentes de águas derramaram os meus olhos, por causa da destruição da filha do meu povo."

Lamentações 4:13-14: "Foi por causa dos pecados dos profetas, das maldades dos seus sacerdotes, que derramaram o sangue dos justos no meio dela. Erram como cegos nas ruas, andam contaminados de sangue; de tal sorte que ninguém pode tocar nas suas roupas".

Ezequiel 18:20: "A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele."

    Cada pessoa é responsável pelos erros que comete e recebe a recompensa desses erros. O que plantar é o que colherá (Gl. 6:7). Se plantar violência, corrupção, roubos, intrigas, etc; é isso que irá colher.
    Só o arrependimento verdadeiro pode nos trazer o perdão; sem, contudo, anular algumas das consequências dos erros praticados. E, com o arrependimento vem a mudança de atitude: O injusto passa a praticar a justiça; o ladrão passa a trabalhar e a contentar-se com o seu salário; o corrupto agora é honesto, etc.

    Em segundo lugar, vemos que alguns erros praticados pelas autoridades ou pelo indivíduo, trazem resultados para toda a nação. É o caso dos políticos que aprovam leis injustas, ou dos juízes que reconhecem essas leis como praticáveis, ou que eles mesmos, apesar de não ser de suas alçadas, "legislam" leis injustas. As consequências ruins, desastrosas e até opressoras, recaem sobre a população que é obrigada a obedecer, sob pena de ser punida com perda de sua liberdade.

    Em terceiro lugar, a Bíblia deixa claro que a responsabilidade tanto é pessoal como coletiva. Pessoal, porque o indivíduo que comete os erros pode evitá-los e não o faz; e é coletivo, porque, sendo as autoridades eleitas ou passíveis de serem substituídas, o povo não as tira do poder, renovando seus mandatos.

    Isaías 10:1-3: "Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que prescrevem opressão. Para desviarem os pobres do seu direito, e para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! Mas que fareis vós no dia da visitação, e na desolação, que há de vir de longe? A quem recorrereis para obter socorro, e onde deixareis a vossa glória."

    Jeremias 5: 1-6: "Dai voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora; e informai-vos, e buscai pelas suas praças, a ver se achais alguém, ou se há homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei. E ainda que digam: 

    Vive o Senhor, de certo falsamente juram. Ah Senhor, porventura não atentam os teus olhos para a verdade? Feriste-os, e não lhes doeu; consumiste-os, e não quiseram receber a  correção; endureceram as suas faces mais do que uma rocha; não quiseram voltar. Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do Senhor, nem o juízo do seu Deus. Irei aos grandes, e falarei com eles; porque eles sabem o caminho do Senhor, o juízo do seu Deus; mas estes juntamente quebraram o jugo, e romperam as ataduras."

    Jeremias 5: 25-29: "As vossas iniqüidades desviam estas coisas, e os vossos pecados apartam de vós o bem. Porque ímpios se acham entre o meu povo; andam espiando, como quem arma laços; põem armadilhas, com que prendem os homens. Como uma gaiola está cheia de pássaros, assim as suas casas estão cheias de engano; por isso se engrandeceram, e enriqueceram; Engordam-se, estão nédios, e ultrapassam até os feitos dos malignos; não julgam a causa do órfão; todavia prosperam; nem julgam o direito dos necessitados. Porventura não castigaria eu por causa destas coisas? diz o Senhor; não me vingaria eu de uma nação como esta?"

    E por último, vem a sentença de Deus sobre os pecadores:

    "Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra. Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis ao fim disto?" (Jeremias 5: 30-31).

    ----------------------------------

    Autor: Pr. Paulo Marinho de Melo
    Campina Grande, 17/03/2021