Translate

A teologia do engano

Hoje em dia, nos deparamos com muitos "achismos" de teologia em nossas igrejas evangélicas. Cada "crente" defende um tipo de interpretação doutrinária a respeito do Evangelho e da prática cristã. Absurdos teológicos e doutrinários são defendidos e seguidos por pessoas que, a meu ver, acham que estão obedecendo as Escrituras Sagradas. Não questionam, não pensam sobre o assunto, não investigam e, sobretudo, não estudam, por si só, "sem os óculos de sua denominação", a Bíblia. São "maria vai com as outras" ou "doutores" leigos do texto sagrado! E cada vez mais vemos as igrejas ditas evangélicas se afastarem do Evangelho, inventando de tudo para ganharem mais "adeptos" e "engordarem" seus relatórios. 

 Os "achismos" modernos (teologia moderna, leiga, sem fundamentação bíblica, com apenas textos usados como "pretextos") afastam as pessoas da compreensão de Deus e de Sua verdadeira Igreja. Apequenam Deus ou torna-o um "mágico" à dispor de seus donos, que são esses "crentes". Esse não é o Deus da Bíblia! O Deus revelado pela Bíblia é eterno, soberano, infinito e todo-poderoso. Independente e soberano, o Deus da Bíblia faz o que lhe apraz: "vós que estais no templo do Senhor, nos átrios da casa de nosso Deus... Em verdade, sei que o Senhor é grande, e nosso Deus é maior que todos os deuses. O Senhor faz tudo o que lhe apraz, no céu e na terra, no mar e nas profundezas das águas." (Salmo 135:2, 5-6) e ninguém, ninguém mesmo, pode mandar Nele! Aleluia!

"Deus é maior do que a teologia dos homens" (Warrem W. Wierbse)

Aprendamos a ouví-lo. Ele nos fala através de Jesus Cristo, Seu Filho amado: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles." (Hebreus 1:1-5) Jesus Cristo é a fiel testemunha (Ap. 1:5, 8); portanto, aprendamos com Ele a amar e obedecer a Deus. Ele nunca torceu um texto bíblico, nunca manipulou pessoas; nunca mentiu ou escondeu a verdade! Ele é o exemplo que devemos seguir. "Sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando." (Jo. 15:14)

A teologia do engano afasta o crente das verdades bíblicas, apequena a Deus e pretende manipulá-lo, como se pudesse fazê-lo! Afaste-se dela! 

Siga a verdadeira teologia: A Bíblia Sagrada!










 ----------------------------------

Autor: Pr. Paulo Marinho de Melo
Campina Grande, 27/05/2021