Translate

A Igreja de Jesus Cristo

"A expressão “corpo de Cristo” possui diferentes significados na Bíblia. Essa expressão pode indicar o corpo humano de Jesus Cristo; pode ser uma referência simbólica ao pão da Ceia do Senhor; e pode ser uma designação do grupo de fieis que é a Igreja" (Daniel Conegero). A Igreja, biblicamente falando, é a comunidade dos santos. A pessoa é um membro do Corpo e não o Corpo. No contexto bíblico, o termo igreja designa normalmente a reunião do povo de Deus no Antigo ou Novo Testamento.
Veja o que diz a Bíblia: "Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos." (1 Coríntios 12:12-14) "no qual também vós, juntos, sois edificados para morada de Deus no Espírito." (Efésios 2:22) "contudo, se eu demorar, fiques ciente de como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade." (I Timóteo 3:15). Portanto, a Igreja é um Corpo espiritual formado por vários membros, que individualmente, são Templo, Casa e Habitação de Deus através do Espírito Santo. Negar a comunidade (Igreja local e física) é rejeitar uma verdade revelada nas Escrituras sobre a relação entre membros do Corpo de Cristo. Os prédios, as organizações eclesiásticas e grupos de discípulos foram criados para "juntar" os irmãos. A Igreja primitiva se reunia no Templo judeu porque não tinha permissão para ter um prédio próprio e específico para reuniões. Entretanto, no Livro de Atos, vemos os apóstolos formando comunidades (igrejas) com lideranças e membros reunidos em casas ou lugares públicos, pertencentes àquelas comunidades.
"Assim, pois, as igrejas em toda a Judeia, e Galileia, e Samaria tinham paz e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo.” (Atos 9:31)
Em Apocalipse, nas cartas enviadas por Jesus Cristo, através do apóstolo João, vemos que aquelas igrejas da Ásia, são identificadas, com pastores e membros mencionados, que apresentavam ações que eram aprovadas ou reprovadas pelo Senhor. Jesus revelou que iria atuar dentro daquelas igrejas e que, aos “infiéis” Ele daria a correção de Deus.



 

“Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia... O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas. (Apocalipse 1:10-11, 20) 
 Por isso, devemos nos reunir: 
1. Para ajuda mútua, a fim de crescermos juntos e equilibradamente. 
“E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” (Hebreus 10:24-25)
“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, agora e no Dia eterno! Amém.” (II Pedro 3:18)
2. Para orarmos uns pelos outros.
“Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.” (Tiago 5:14-15)
3. E, para adorarmos e louvarmos ao Senhor nosso Deus e Salvador.
“Ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, por intermédio de Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todas as eras, agora e para todo o sempre! Amém.” (Judas 1:25)
    ----------------------------------

    Autor: Pr. Paulo Marinho de Melo
    Campina Grande, 17/03/2021